Case Studies/Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Estado do Rio de Janeiro

From Creative Commons
Jump to: navigation, search


Media
InteractiveResource
Adoption date unspecified
Tags
desenvolvimento sustentável, indicadores, atlas digital
Translations

.


Evaluation Information.png
Page Importance:
Page Quality:
Atlas de 40 indicadores de sustentabilidade, classificados dentro das seis dimensões do desenvolvimento sustentável - espacial, ecológica, social, econômica, cultural e política-institucional, aplicados aos 34 municípios costeiros do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

O Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Estado do Rio de Janeiro fornece um exemplo de como é possível avaliar, entender e compartilhar dados da zona costeira, com o intuito de colaborar para o alcance da sociedade sustentável. — RAQUEL DEZIDÉRIO SOUTO, www.ivides.org

Overview

Essa página foi desenvolvida para divulgar os resultados da análise de 40 indicadores de sustentabilidade, dentro das seis dimensões do ecodesenvolvimento propostas por Ignacy Sachs (social, econômica, cultural, espacial, política e ecológica), para os 34 municípios costeiros do estado do Rio de Janeiro. Os índices calculados em questão, referem-se ao impacto negativo de atividades e dinâmicas desenvolvidas pelo Homem ao longo de sua ocupação na zona costeira do estado do Rio de Janeiro. Para saber mais a respeito da metodologia utilizada nessa análise, clique aqui.

Para ver as fontes dos dados, visite: http://www.ivides.org/atlas/texto.php

Para saber por que é importante a análise de indicadores de sustentabilidade, visite: http://www.ivides.org/atlas/pq_est_impacto.php

Para visitar a página com os mapas digitais, acesse: http://www.ivides.org/atlas/mapas_ind.php


License Usage

Todas as informações aqui dispostas são passíveis de reprodução completa ou parcial, desde que mencionada a sua autoria. Para fazer a referência ao atlas de indicadores de sustentabilidade para os municípios costeiros do Rio de Janeiro, cite:

SOUTO, R.D. Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Estado do Rio de Janeiro. [online] http://www.ivides.org/atlas/, acessado em 09/8/2008.


Motivations

Com a crescente preocupação com o desenvolvimento saudável das sociedades em harmonia com o meio, o homem passou a organizar-se e a se esforçar em criar mecanismos de acompanhamento e controle dos processos induzidos por atividades antrópicas na Zona Costeira (ZC). O conhecimento acerca da ecologia e da dinâmica costeiras passou a ser informação referencial para a tomada de decisões públicas a fim de que o crescimento e a expansão das sociedades sejam sustentáveis. Nesse âmbito, surge o Gerenciamento Costeiro Integrado como Ciência cujo objetivo é o de reconhecer a costa e suas características, compreender sua evolução e criar mecanismos de controle da qualidade da ZC, garantindo qualidade de vida à população que vive em tais zonas.

A pesquisa busca colaborar para o melhor entendimento das dinâmicas sócio-ambientais presentes no estado, constituindo relato necessário ao suporte informacional para a formulação de políticas adequadas à gestão dos recursos naturais e à garantia da qualidade de vida da população do estado.


Media

Delete this line and add text here.

Add media that is relevant.