CCWiki:Community portal

From Creative Commons
Revision as of 03:00, 7 December 2010 by Pet-shop-virtual (talk | contribs) (Higiene e Saúde Bocal de animais de estimacao)
Jump to: navigation, search

Higiene e Saúde Bocal de animais de estimacao

Os cuidados para a manutenção da saúde bucal são tão importantes que nem mesmo os animais de estimação escapam. Isso porque complicações na mastigação, a falta de dentes saudáveis e dos tecidos que os envolvem podem comprometer o bem-estar de cães e gatos.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), 85% dos pets adultos apresentam algum problema dentário. E para reverter o quadro, a odontologia em animais de estimação tem se modernizado cada vez mais, utilizando equipamentos e técnicas semelhantes aos de seres humanos.A recuperação da estrutura dentaria por meio de implantes, por exemplo, é uma das novidades de área, principalmente, nos casos de fraturas e perdas da coroa. Nesse sentido, a prótese metálica, metalocerâmica e resinas são as mais utilizadas.

No Brasil, as cirurgias de colocação de próteses dentárias ainda não são muito comuns. O médico veterinário Hebert Lima Correa, do Centro Odontológico Veterinário, explica que as pessoas ainda não estão informadas sobre essa possibilidade e também há poucos profissionais credenciados.Os implantes podem ser total na ausência de dentes, ou quando um dente não se forma, bem como para repor a perda natural dos dentes. Existem vários modelos de implantes no mercado, que variam em seus formato, comprimento, tipo de rosca e tipo de material. Só vale ressaltar que os implantes são desenvolvidos para humanos, consequentemente, existem limitações para usá-los nos animais.

Dentre os problemas bucais que acometem os pets, e que podem ocasionar a necessidade de implantes dentários, esta a doença periodontal, mas conhecida como tártaro.

A doença é caracterizada pelo acumulo de placa bacteriana e cálculo dentário, podendo causar a perda das estruturas de proteção e sustentação dentaria. Em casos mais graves, o problema pode comprometer outros órgãos, tais como coração, rins, fígado e articulações, devido às bactérias provenientes da boca.

É preciso que os donos estejam mais atentos à saúde bucal de seus pets. As pessoas não olham a boca de seus animais, e quando percebem algo, a doença já esta avançada.