Pt:Metadados

From Creative Commons
Revision as of 15:52, 13 September 2010 by Hamilton Abreu (talk | contribs) (Created page with "{{Pt:Diferenças desde a tradução|Metadata|41632}} {{Translated From| source=Metadata }} Quando escolhe uma licença em [http://creativecommons.org/choose/?lang=pt Licencie a...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

{{#ifeq:

   {{#show:  | ?Last revision#=}}
   | 
   | [[:|]]
   | (sincronizar)

}}

Quando escolhe uma licença em Licencie a Sua Obra, é fornecido o HTML para inserir na sua página. Este HTML contém metadados legíveis por software que indicam que aplicou uma licença à sua obra.

O que são metadados?

Metadados são dados acerca de dados. Por exemplo, acerca do título da obra, do criador e da informação de licenciamento. Quando escolhe uma licença no nosso site, é disponibilizado código que contém alguns metadados (informações sobre a licença) codificados em RDF.

O que é RDF?

RDF (Resource Description Framework), ou Estrutura de Descrição de Recursos é uma estrutura para metadados. A estrutura básica do RDF é muito simples. Tem três partes:

  • o sujeito: uma coisa, identificada pela URL
  • o predicado: o tipo de metadado (como título ou criador), também identificado por uma URL
  • o objecto: o valor deste tipo de metadado (como "A História da Minha Vida" ou «uma pessoa chamada "João Público"»)

Em conjunto, estes formam expressões RDF, que são formadas numa linguagem chamada RDF/XML.

O que é a Rede Semântica (Semantic Web)?

A Rede Semântica é a parte da internet disponível em RDF. A ideia por detrás do conceito da Rede Semântica é que quando um número suficiente de páginas tiverem estes metadados que podem ser processados informaticamente, os programadores podem construir ferramentas que explorem esta capacidade.

Entre outras coisas, O RDF permite que programas diferentes comuniquem entre si, reduzindo a necessidade dos utilizadores copiarem informação manualmente. Imagine um mundo onde tudo tivesse RDF incorporado: ao comprar um bilhete de avião, por exemplo, poderia importar o itinerário da viagem para o seu calendário. Poderia puxar a lista das melhores dez músicas de uma amiga para o seu leitor e este poderia tentar obter as músicas para si automaticamente.

O RDF também pode ser usado para criar motores de pesquisa mais poderosos. Neste momento o único tipo de pergunta que pode colocar a um motor de pesquisa é "Que páginas contêm estas palavras?". Quando as páginas tiverem metadados incorporados, poderá colocar perguntas mais avançadas, como "Qual é a temperatura em Luanda neste momento?". Esta informação também pode ser usada por programas, como um despertador que também mostra o estado do tempo ou um programa para fazr colagens que só utilize fotografias com permissão de uso.

Finalmente, os metadados podem ser agregados através de toda a internet. Um programa pode fazer o download de todas as listas de dez melhores músicas e, com a ajuda de uma tabela de preços em RDF, calcular o custo de aquisição dos álbuns mais populares.

Os metadados prometem muito, mas não serão úteis até que as pessoas comecem a adicioná-los às páginas na internet. A Creative Commons espera ajudar a promover o uso de metadados, tornando muito fácil esta incorporação de metadados nas suas páginas.

Porquê incorporar Metadados da Creative Commons?

Para além de tornar fácil o processo de uma pessoa descobrir as licenças de direitos de autor melhores para si, a Creative Commons está a trabalhar na criação de descrições RDF simples para estas licenças. Estas descrições colocam os pontos importantes da licença numa forma que torna fácil o seu processamento informático. Ao contrário da tecnologia de Gestão Digital de Direitos (DRM - Digital Rights Management), que tenta restringir o uso de obras digitais, a Creative Commons está a criar formas de encorajar a partilha e reutilização de obras de forma devidamente autorizada.

Se tem um motor de pesquisa, pode usar os metadados de licenciamento para salientar obras do domínio público ou licenciadas de forma generosa. Se criar um servidor de partilha pública de ficheiros, pode oferecer a possibilidade de procurar no disco rígido do utilizador obras cuja distribuição é permitida. Se escreve uma revista, pode usar um motor de pesquisa que utilize os dados da CC para encontrar imagens sobre qualquer assunto, que pode usar legalmente.

Ao padronizar uma forma de descrever esta informação e fornecer grandes quantidades de RDF, esperamos encorajar formas novas e inovadoras para ampliar os bens comuns. Como é claro, estes metadados só fornecem uma aproximação da licença, para fins informativos. Os utilizadores devem ler a licença completa para se certificarem de que ela corresponde às suas expectativas.

A ccRel Descreve os Metadados da Creative Commons

Os metadados da Creative Commons são descritos pela Creative Commons Rights Expression Language (ccREL), ou Linguagem de Expressão de Direitos. também pode encontrar informações sobre a incorporação e leitura de metadados em tipos de ficheiro específicos.