Informação Sobre Ficheiros do Tipo: XMP
Permite incorporação da URL da licença: Sim
Permite incorporação de código HTML: Sim
Permite incorporação de mais permissões: Sim
Localização dos metadados: (desconhecida)
Formato dos metadados: (desconhecido)

Xmp tagline.png

O XMP (Extensible Metadata Platform) facilita a incorporação de metadados em ficheiros, usando um subconjunto do RDF. Em especial, o XMP permite a incorporação de metadados no formato PDF e em muitos formatos de imagem, embora tenha sido desenhado para fazê-lo em praticamente qualquer tipo de ficheiro.

A Creative Commons prefere (e recomenda) o uso do formato XMP para a incorporação de metadados, dado o seu suporte de numerosos formatos de ficheiro e o estado fraccionado e antagónico dos padrões de incorporação de metadados. Outras entidades têm chegado à mesma conclusão; a Microsoft anunciou que suporta o XMP nas aplicações do Windows Vista e Jon Udell comentou "Também existe um bom suporte no .NET Framework 3.0 para a leitura e escrita de metadados XMP". Note que, mesmo quando uma obra licenciada incorpora metadados XMP, a Creative Commons recomenda que esta também inclua um anúncio visível dos direitos de autor; estão disponíveis recomendações específicas para diferentes formatos de anúncios.

O processo de licenciamento da Creative Commons oferece-lhe um modelo XMP que pode ser usado para fazer a marcação de aplicações da Adobe (guia prático detalhado) que suportam o formato XMP. Também temos um painel de informação XMP para ficheiros.

Especificação das Informações da Licença

O XMP estabelece um esquema de gestão de direitos (consulte a Especificação do XMP, p. 42). A Creative Commons define as seguintes propriedades (valores exemplificativos):

  • xmpRights:MarkedFalse para o Domínio Público, True para os restantes.
  • xmpRights:WebStatementhttp://example.com/pdf-metadata.html (Substituir por uma URL que contenha metadados sobre o ficheiro com XMP incorporado; isto é designado por Web Statement.)
  • xmpRights:UsageTerms — Um campo opcional com a descrição legal das condições de uso; a Creative Commons recomenda que, quando definido, este campo contenha Esta obra foi licenciada ao público ao abrigo da licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos http://creativecommons.org/licenses/by­sa/2.0/deed.pt verifique em http://example.com/pdf­metadata.html (Substitua a URL a seguir a 'verifique em' com a URL que contém os metadados sobre o ficheiro com XMP incorporado; normalmente, esta URL é a especificada em xmpRights:WebStatement)
    Nota: a partir de Maio de 2011, http://www.metadataworkinggroup.org/pdf/mwg_guidance.pdf sugere usar dc:rights e xmpRights:WebStatement; provavelmente faz sentido preencher dc:rights e xmpRights:UsageTerms com conteúdo idêntico.

Também definimos um esquema Creative Commons http://creativecommons.org/ns# cujo prefixo comum é cc. Neste momento, tem as seguintes propriedades:

  • license — A URL da licença; por exemplo, http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.pt.
  • morePermissions — Uma URL onde podem ser encontradas permissões adicionais (licenciamento para fins comerciais, etc.).
  • attributionURL — A URL que deve ser usada para fazer a atribuição da obra.
  • attributionName — O nome preferido do criador, que deve ser usado ao fazer a atribuição da obra.

Links de verificação e o XMP

É possivel aumentar a confiança nos metadados incorporados, fornecendo um link de verificação. Um link de verificação é uma URL que contém metadados com asserções correspondentes às incorporadas no ficheiro. A diferença é que, em vez de serem asserções sobre uma URL, as asserções são feitas em relação à cifra SHA-1 do ficheiro.

Por exemplo, o link de verificação http://exemplo.com/pdf-metadados.html incluiria metadados codificados como RDFa.

  <p>O documento exemplo.pdf está licenciado com uma licença 
     <a about="urn:sha1:MSMBC5VEUDLTC26UT5W7GZBAKZHCY2MD" rel="license" 
        href="http://creativecommons.org/license/by/3.0/">
          Creative Commons - Atribuição 3.0</a>.
     </a>
  </p>

Ao processar um ficheiro que contém um link de verificação incorporado, a aplicação pode obter o conteúdo e analisá-lo para obter metadados adicionais. Se forem encontradas asserções correspondentes, que sejam aplicáveis à cifra SHA-1 calculada do ficheiro, a aplicação pode apresentar um indicador que denota um nível de confiança acrescida nos metadados. Esta abordagem tem o benefício adicional de um mecanismo existente (procedimentos de remoção por infrigimento de direitos de autor, "copyright take-down procedures") para quebrar a confiança no caso de materiais indevidamente licenciados.

Informação adicional

O logótipo XMP é uma marca, ou uma marca registada, da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos da América e noutros países.

Línguas:  English  |  português  (sincronizar)
  • About CC Wiki
  • This page was last modified on 1 June 2011, at 21:35.