Please note: An account is needed only to edit the CC Wiki. If you need an account, please email webmaster at creativecommons org and we'll make you an account.
Informação Sobre Ficheiros do Tipo: XMP
Permite incorporação da URL da licença: Sim
Permite incorporação de código HTML: Sim
Permite incorporação de mais permissões: Sim
Localização dos metadados: (desconhecida)
Formato dos metadados: (desconhecido)

Xmp tagline.png

O XMP (Extensible Metadata Platform) facilita a incorporação de metadados em ficheiros, usando um subconjunto do RDF. Em especial, o XMP permite a incorporação de metadados no formato PDF e em muitos formatos de imagem, embora tenha sido desenhado para fazê-lo em praticamente qualquer tipo de ficheiro.

A Creative Commons prefere (e recomenda) o uso do formato XMP para a incorporação de metadados, dado o seu suporte de numerosos formatos de ficheiro e o estado fraccionado e antagónico dos padrões de incorporação de metadados. Outras entidades têm chegado à mesma conclusão; a Microsoft anunciou que suporta o XMP nas aplicações do Windows Vista e Jon Udell comentou "Também existe um bom suporte no .NET Framework 3.0 para a leitura e escrita de metadados XMP". Note que, mesmo quando uma obra licenciada incorpora metadados XMP, a Creative Commons recomenda que esta também inclua um anúncio visível dos direitos de autor; estão disponíveis recomendações específicas para diferentes formatos de anúncios.

O processo de licenciamento da Creative Commons oferece-lhe um modelo XMP que pode ser usado para fazer a marcação de aplicações da Adobe (guia prático detalhado) que suportam o formato XMP. Também temos um painel de informação XMP para ficheiros.

Especificação das Informações da Licença

O XMP estabelece um esquema de gestão de direitos (consulte a Especificação do XMP, p. 42). A Creative Commons define as seguintes propriedades (valores exemplificativos):

  • xmpRights:MarkedFalse para o Domínio Público, True para os restantes.
  • xmpRights:WebStatementhttp://example.com/pdf-metadata.html (Substituir por uma URL que contenha metadados sobre o ficheiro com XMP incorporado; isto é designado por Web Statement.)
  • xmpRights:UsageTerms — Um campo opcional com a descrição legal das condições de uso; a Creative Commons recomenda que, quando definido, este campo contenha Esta obra foi licenciada ao público ao abrigo da licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos http://creativecommons.org/licenses/by­sa/2.0/deed.pt verifique em http://example.com/pdf­metadata.html (Substitua a URL a seguir a 'verifique em' com a URL que contém os metadados sobre o ficheiro com XMP incorporado; normalmente, esta URL é a especificada em xmpRights:WebStatement)
    Nota: a partir de Maio de 2011, http://www.metadataworkinggroup.org/pdf/mwg_guidance.pdf sugere usar dc:rights e xmpRights:WebStatement; provavelmente faz sentido preencher dc:rights e xmpRights:UsageTerms com conteúdo idêntico.

Também definimos um esquema Creative Commons http://creativecommons.org/ns# cujo prefixo comum é cc. Neste momento, tem as seguintes propriedades:

  • license — A URL da licença; por exemplo, http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.pt.
  • morePermissions — Uma URL onde podem ser encontradas permissões adicionais (licenciamento para fins comerciais, etc.).
  • attributionURL — A URL que deve ser usada para fazer a atribuição da obra.
  • attributionName — O nome preferido do criador, que deve ser usado ao fazer a atribuição da obra.

Links de verificação e o XMP

É possivel aumentar a confiança nos metadados incorporados, fornecendo um link de verificação. Um link de verificação é uma URL que contém metadados com asserções correspondentes às incorporadas no ficheiro. A diferença é que, em vez de serem asserções sobre uma URL, as asserções são feitas em relação à cifra SHA-1 do ficheiro.

Por exemplo, o link de verificação http://exemplo.com/pdf-metadados.html incluiria metadados codificados como RDFa.

  <p>O documento exemplo.pdf está licenciado com uma licença 
     <a about="urn:sha1:MSMBC5VEUDLTC26UT5W7GZBAKZHCY2MD" rel="license" 
        href="http://creativecommons.org/license/by/3.0/">
          Creative Commons - Atribuição 3.0</a>.
     </a>
  </p>

Ao processar um ficheiro que contém um link de verificação incorporado, a aplicação pode obter o conteúdo e analisá-lo para obter metadados adicionais. Se forem encontradas asserções correspondentes, que sejam aplicáveis à cifra SHA-1 calculada do ficheiro, a aplicação pode apresentar um indicador que denota um nível de confiança acrescida nos metadados. Esta abordagem tem o benefício adicional de um mecanismo existente (procedimentos de remoção por infrigimento de direitos de autor, "copyright take-down procedures") para quebrar a confiança no caso de materiais indevidamente licenciados.

Informação adicional

O logótipo XMP é uma marca, ou uma marca registada, da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos da América e noutros países.

Línguas:  English  |  português  (sincronizar)
  • About CC Wiki
  • This page was last modified on 1 June 2011, at 21:35.